Esse pernil assado será a melhor coisa na sua Ceia de Natal

Corre aqui e vem ver essa receita de pernil assado para a sua ceia de Natal que vai te surpreender não só pela praticidade mas também pelo sabor sem igual!

Uma comida que é tradição da mesa da ceia de Natal dos brasileiros e na sua também não pode faltar. Acontece que muito têm medo de preparar um pernil delicioso em casa, e por isso, acabam comprando pronto congelado no supermercado.

Mas temos que te dizer que não há segredo algum em preparar um pernil em casa. E na verdade, uma grande vantagem de cozinhar em casa, além da economia, é preparar algo mais gostoso ainda do que se compra nos mercados.

E foi pensando nisso, que trouxemos uma receita muito simples de pernil assado para você garantir essa comida dos deuses na sua ceia de Natal.

Vamos te mostrar um passo a passo que vai te surpreender pela praticidade e pelo sabor irresistível que terá no final de tudo. Fique atento aos detalhes que com certeza faz toda a diferença na hora de cozinhar. Vamos conferir essa receita bem simples e prática?

Esse pernil assado será a melhor coisa na sua Ceia de Natal

Esse pernil assado será a melhor coisa na sua Ceia de Natal

Receita de pernil assado

Ingredientes

Como fazer pernil assado

Antes de mais nada, se você tiver comprado um pernil congelado, precisa deixar ele descongelar para começar a preparar. Então, se você já sabe a hora que vai prepará-lo lembre-se se tirar do congelador. Esse processo vai durar algumas horas.

O pernil precisa estar completamente descongelado para que os temperos apurem melhor na carne. Além disso, não limpe o pernil. Cozinhar ele com pele e gordura vai fazer que ele ficar ainda mais suculento.

Quando estiver descongelado, faça cortes transversais em cima da carne. Isso é uma tática para que o molho penetre melhor por toda da peça e fica realmente muito saboroso. Deixe a peça descansando porque agora você vai preparar o tempero.

Para isso, adicione em um liquidificador o alho, a cebola, a água, os cubos de caldo de carne, o alecrim, o tominho, o suco de limão, o vinho e a pimenta do reino e misture.

Aqui vale lembrar que são só algumas ideias de temperos que combinam muito bem com o pernil, mas nada impede de você usar os temperos que mais gosta.

Combine também os de sua preferência para tudo ficar ainda mais gostoso.

Após preparar o seu tempero, use um pincel para passar bem essa mistura na carne e principalmente nos cortes que você fez. Cubra o pernil com papel filme e deixe por aproximadamente oito horas na geladeira.

Ceia de Natal: 15 receitas simples para tornar seu jantar perfeito

Outras possibilidades

Caso você queira apurar mais ainda o sabor dos temperos, pode deixar na geladeira de um dia para o outro. Precisamos te lembrar de uma coisa: vire o pernil na metade no tempo que você for deixar para o tempero pegar na carne toda.

Após esse tempo de descanso do pernil com o tempero, retire da geladeira e leve a um recipiente de vidro que possa ir ao forno. Lembre-se de colocar a gordura para baixo.

Deixe por uns trinta minutos fora da geladeira antes de levar ao forno. Faça isso para que o pernil não sofra choque térmico, e dessa forma, não perca a suculência dele.

Acrescente sal a gosto e fios de azeite. Cubra com o papel alumínio e leve ao forno preaquecido a, aproximadamente, 180ºC por um tempo em torno de três a quatro horas. Esse tempo é relativo e depende do tamanho do pernil. Nesse caso, para uma carne com três quilos, o tempo no forno é mais ou menos esse.

Mas caso você prepare um pernil menor o tempo para assar também será menor.

Independentemente do tempo, se lembre de quando passar a metade do tempo, abra o forno e vire o pernil deixando a gordura para cima. Se você quiser acrescentar alguns cravos nos cortes da carne, essa é a hora. Dá um toque especial ao sabor e fica irresistível.

 

Cubra novamente com o papel alumínio e deixe no forno até completar o tempo total de cozimento. Caso veja que você prefere ainda mais dourado não hesite em deixar mais um tempo no forno.

Passado esse tempo, o seu pernil assado extremamente saboroso está prontíssimo para ser deliciado por toda a sua família nessa noite muito especial e inesquecível. Temos certeza que todos vão amar.

15 receitas de biscoito de Natal para variar e decorar com sabor

Acompanhamentos deliciosos para o seu pernil assado

Deu para perceber que o modo de preparo desse pernil assado não tem segredo algum e é muito simples de garantir para a sua ceia de Natal.

Mas como você já sabe, toda carne merece acompanhamentos deliciosos e a gente não poderia deixar de te ajudar nessas ideias também.

Por isso, listamos para você acompanhamentos que casam muito bem com essa carne para deixar tudo ainda mais gostoso e inesquecível nessa noite maravilhosa.

Mas lembre-se que essas só são algumas ideias das inúmeras que existem e tudo vai depender do seu gosto e da sua família.

Aqui o céu é o limite para a criatividade de quais comidas servir junto com esse pernil, certo?

Então ouse novas combinações e sabores que você não vai se arrepender. Se liga nessa lista de comidas deliciosas para você também fazer nesse Natal.

  • Purê de batata doce;
  • Batata rústica;
  • Farofa de repolho com cenoura;
  • Legumes assados ao forno;
  • Espaguete de abobrinha;
  • Gratinado de couve-flor;
  • Arroz frito com bacon;
  • Cuscuz marroquino com legumes;
  • Abobrinha parmegiana

Agora não tem mais desculpa alguma para não garantir essa delícia de comida na sua ceia de Natal. É muito fácil de fazer e só precisa estar atento aos detalhes.

Aqui vai um aviso muito importante:

  • o grande segredo dessa receita é organizar o tempo.

Não deixe para fazer de última hora se não o pernil vai ficar pouco tempo descansando e não vai apurar o tempero bem.

Planeje todas as comidas da sua ceia de Natal com antecedência para tudo correr bem e ter um resultado incrível e muito suculento. Mãos da massa e bom apetite!

Juliane Moreira
Escrito por

Juliane Moreira