7 sintomas de endometriose que levantam alerta para causas e seus cuidados
É muito importante entender como os sintomas da endometriose pode afetar a qualidade de vida de uma mulher. Confira aqui alguns sintomas de endometriose para buscar ajuda médica.
Você sabia que a endometriose é uma condição de saúde dolorosa e que pode de fato afetar a vida cotidiana de uma mulher?
Apesar de muitas pessoas acharem que essa doença é apenas uma condição comum, a endometriose pode ser bastante prejudicial para a qualidade de vida.
É importante enfatizar que quando uma mulher tem esse tipo de doença, um tecido semelhante ao revestimento do útero cresce em outros locais do abdômen, assim como nas regiões pélvicas.
Com isso, essa condição de saúde pode causar períodos extremamente dolorosos e pesados para uma mulher, bem como desenvolver até mesmo problemas de fertilidade.
O que é endometriose?
A endometriose é um tipo de distúrbio doloroso no qual o tecido semelhante ao tecido que reveste o interior do útero cresce fora do mesmo.
Esse tipo de complicação de saúde geralmente acaba envolvendo os ovários, as trompas de falópio e o tecido que reveste a pelve.
Além disso, apesar de ser rara a ocasião, o tecido semelhante ao endométrio pode ser encontrado além da área onde os órgãos pélvicos são encontrados.
Por isso, é muito importante que você saiba identificar os sintomas que podem causar a endometriose e buscar uma ajuda médica profissional para curar esse tipo de enfermidade.
7 sintomas de endometriose
Conhecer bem os conceitos básicos de um tipo de conjunção de saúde pode ajudar muito na prevenção e até mesmo no tratamento e cura.
Você deve estar atenta à saúde dos órgãos reprodutores e de fato ter o acompanhamento médico especializado para ter uma melhor qualidade de vida e evitar doenças mais graves.
Confira a seguir alguns sintomas de endometriose para você aprender a identificar esse tipo de problema de saúde feminina e buscar ajuda profissional para se tratar de forma eficiente.
1 – Dor com relação sexual
É bastante comum as mulheres com endometriose sentirem dores durante o após os atos sexuais.
Apesar de que dor na relação sexual posso indicar outros problemas de saúde, é importante consultar o médico especializado para saber se esses sintomas sinalizam endometriose.
2 – Dor ao urinar
É bastante provável que você experimente alguns desconfortos e dores localizadas durante o período menstrual.
Contudo, um dos grandes sintomas da endometriose são as dores ao urinar e defecar.
3 – Sangramento excessivo
A verdade é que você pode experimentar períodos menstruais mais intensos e dolorosos ocasionais ou sangramento entre os períodos devido a endometriose.
4 – Infertilidade
Apesar de muitas pessoas não saberem dessa informação, é possível sim a endometriose desenvolver nas mulheres a infertilidade.
O fato é que vários casos de endometriose foram diagnosticados pela primeira vez nas mulheres que procuravam tratamento para infertilidade.
5 – Alteração nas funções do organismo
É bastante comum a mulher sentir algumas alterações de funcionalidades do organismo devido aos sinais de endometriose.
Durante os períodos menstruais, na maioria dos casos, a mulher pode sentir constipação, diarreia, fadiga, inchaço ou náusea.
6 – Complicações na menstruação
É importante salientar que a gravidade da endometriose pode não ser um indicador confiável da extensão de sua condição.
As complicações da menstruação em relação a endometriose pode ser um pouco relativo em alguns casos.
Em algumas condições, uma mulher pode sentir dores mais leves e ter endometriose, assim como sentir dores mais intensas, porém, não ter endometriose.
Por isso, é muito importante ter um acompanhamento profissional e especializado na saúde da mulher para saber se de fato as dificuldades no período menstrual são sinais de endometriose.
7 – Períodos dolorosos (dismenorreia)
Na verdade, as dores pélvicas e as cólicas podem se iniciar antes de se estender por vários dias até o período menstrual.
Grandes sinais de endometriose também podem ser caracterizadas por dores na lombar e abdominal em alguns casos.
Quando consultar um médico?
Independente das condições de saúde, é primordial que a pessoa busque ajuda profissional para entender as condições físicas e mentais e diagnosticar um problema.
Consultar um médico especializado se apresentar alguns sinais dos sintomas de endometriose é fundamental para o tratamento.
Apesar da endometriose ser uma condição difícil de gerenciar, os primeiros passos logo nos primeiros sintomas é fundamental para o processo de cura.
Um diagnóstico precoce pode resultar numa melhor gestão dos sintomas dessa condição de saúde, melhorando assim o tratamento e qualidade de vida do paciente.
A endometriose pode causar infertilidade?
É importante você saber que a principal complicação da endometriose é a causa da fertilidade prejudicada.
São várias as mulheres com endometriose com dificuldades para engravidar, deixando essa condição de saúde ainda mais em destaque para prevenir e curar.
Para que uma mulher fique grávida, um óvulo deve ser liberado de uma ovário, viajando através da trompa de falópio vizinha.
Confira mais conteúdos no Awebic sobre saúde da mulher:
- Chás permitidos na gravidez: grávidas anote a lista e fiquem ALERTAS!
- GRAVIDEZ: 5 sentimentos que só as mães de primeira viagem sentem
- Começou os enjoos da gravidez? Anote essas 10 dicas para reduzi-los
Com isso, ela é fertilizada por um espermatozoide e que fixa a parede uterina iniciando assim o desenvolvimento.
É importante você saber um pouco sobre o processo de gravidez porque a endometriose complica uma fase do processo.
Na verdade, esse tipo de problema de saúde pode obstruir o tubo e impedir que o óvulo e o esperma se unam.
Além disso, essa condição de saúde também parece afetar a fertilidade de formas menos diretas nas mulheres, como a danificação do esperma ou do óvulo.
Portanto, se você mulher está com problemas para engravidar e apresenta algum sintoma de endometriose, busque uma ajuda médica para saber se essa condição de saúde não está deixando você sem fertilização.
…
Você gostou de saber mais sobre a endometriose e os seus sintomas? Então não perca mais tempo e compartilhe com seus amigos e familiares essas excelentes dicas de como identificar e prevenir a endometriose.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.
Redator Web desde 2017, um leitor voraz e apaixonado por livros de ficção histórica.