Com mais de 2 milhões de novos casos estimados em 2020, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Uma doença que além de abalar o psicológico e qualidade de vida das pacientes pode levar até mesmo à morte.
Mas a boa notícia é que a ciência segue avançando no tratamento. A mais nova descoberta é que as células do leite materno podem ser uma grande aliada no combate.
A pesquisa foi feita pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e descobriu que essas células fornecem um potencial indicador precoce do desenvolvimento do câncer de mama. Antes do estudo, acreditava-se que essas células estavam mortas – sendo que, na verdade, estão VIVAS!
Te interessa?
Por já existir toda uma rede de doação, os cientistas não encontraram tanta dificuldade em conseguir voluntárias na pesquisa e descobriram que, em menos de 50 mL de leite materno, há centenas de milhares de células vivas.
“A primeira vez que Alecia [Dra. Alecia-Jane Twigger, principal autoras do estudo] me contou que encontrou células vivas no leite, fiquei surpreso e animado com as possibilidades”, disse Walid Khaled , do Instituto de Células-Tronco da Universidade, que também participou do estudo. A declaração foi originalmente publicada no site GNN.
A esperança agora é que esse achado sirva de ferramenta para entender melhor o câncer de mama e avançar no tratamento da doença.
Quem sofre ou já sofreu com a doença sabe a esperança que descobertas como essas representam. Que esse campo de pesquisa continue crescendo e se desenvolvendo para que, em um futuro breve, a gente deixe de perder tantas vidas para o câncer de mama.
Como se prevenir do câncer de mama
Enquanto a cura definitiva não vem, a prevenção faz toda a diferença! De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), controlar os fatores de risco são a melhor estratégia.
E como se faz isso? Praticando atividade física, optando por uma alimentação saudável (com frutas, legumes e verduras), controlando o peso e evitando o consumo de álcool.
Também é importante ficar atento a possíveis sintomas. O mais fácil de ser percebido é um caroço no seio, com ou sem dor. Podem aparecer também pequenos caroços embaixo do braço.
Se for o seu caso, procure um profissional de saúde que ele irá te orientar e tirar todas as suas dúvidas. Além disso, as mulheres com mais de 40 anos devem fazer acompanhamento e exames anuais.
Com saúde não se brinca e precisamos que todos estejam conscientes da importância desses cuidados. Vamos fazer a nossa parte e ajudar na conscientização.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
O câncer de mama pode ser evitado e inúmeras vidas podem ser salvas. Faça parte você também dessa corrente não só no Outubro Rosa, mas em todos os dias do ano!
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.