Como fazer arroz INTEGRAL para quem está fazendo dieta

Se você está seguindo uma dieta e não sabe preparar um arroz integral, para tudo e vem ver essa receita prática e sem segredos para você não ter mais desculpa de preparar suas refeições saudáveis.

Ter opções mais saudáveis dos alimentos, principalmente se você estiver seguindo uma dieta, é algo maravilhoso, não é mesmo? Poder comer a vontade nas suas refeições sem se preocupar porque está saindo ou não da dieta.

Para que isso continue acontecendo, é sempre bom ter um leque muito bom de receitas saudáveis e fit para que você possa fazer sempre e não deixar de se alimentar bem no seu dia-a-dia. E quanto mais práticas, melhor, temos que concordar nesse ponto.

E foi com isso em mente, que decidimos te mostrar uma receita muito simples e prática de arroz integral para você já garantir seu almoço dos dias da semana. E mais, temos alguns segredos para te contar de como chegar no ponto certo do arroz e deixá-lo ainda mais gostoso. Vamos lá descobrir como fazer essas receitas e quais os segredos?

Como fazer arroz INTEGRAL para quem está fazendo dieta

Como fazer arroz INTEGRAL para quem está fazendo dieta

Receita simples e prática de arroz integral

Ingredientes

  • 1 copo de arroz integral;
  • 2 dentes de alho picado;
  • 3 copos de água fervente;
  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo;
  • 1/2 cebola picada;
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo

Antes de mais nada, precisamos te avisar sobre uma coisa. A receita começa um dia antes de preparar, de fato, o arroz. Ou seja, você precisa deixá-lo de molho em água fria de oito a doze horas.

No dia seguinte, escorra o arroz que estava de molho. Em uma panela, adicione o azeite ou óleo e refogue a cebola e o alho. Enquanto isso, coloque a água para ferver. Quando a cebola e o alho estiverem no ponto certo, acrescente a eles sal a gosto e essa água fervente. Misture um pouco e adicione o arroz.

Agora é só deixar o arroz cozinhar até a água secar. Lembre-se de deixar em fogo baixo, certo? Esse cozimento deve durar em torno de vinte minutos, mas sempre vai depender da quantidade que você está preparando. Depois disso, só desligar o fogo, servir e se deliciar com um arroz muito saboroso.

Segredos para deixar seu arroz ainda mais gostoso

A maioria das pessoas não gosta muito de preparar arroz, seja ele de qualquer tipo, por ter receio de não conseguir o ponto ou porque já tentou antes e realmente não conseguiu. Mas isso acaba aqui e a partir de agora você vai alcançar sempre o ponto certo do seu arroz e deixar ele muito saboroso.

Trouxemos dicas simples que você vai ver que não tem erro e vai tornar tudo mais fácil. Não tem mistério. Preste bastante atenção e se possível anote para não perder nenhum detalhe. Seu arroz integral nunca mais será o mesmo e você vai viciar e querer fazer sempre.

34 ideias para churrasco VEGANO que te deixarão com água na boca

1. O tipo de grão influencia no resultado final

Essa escolha vai acontecer de acordo com o seu gosto. Se você gosta de um grão mais macio ou mais duro. Se você ama uma maciez quando morde o arroz, a melhor opção para você é o arroz integral cateto. Já se você prefere grãos mais fibrosos, ou seja, que são mais durinhos na hora de comer, prefira o que são mais longos como o arroz integral vermelho.

Mas já vamos de avisando sobre esse último, por ter mais fibras ele demora mais para cozinhar. O processo de preparo vai ser o mesmo, apenas tenha mais paciência na hora do cozimento e sempre fique atento ao ponto certo.

2. Refogue apenas o alho e a cebola

Pode parecer besteira mas vale sempre lembrar que não é para refogar o arroz integral. Normalmente se faz isso com o arroz comum branco, por isso, muitas pessoas acham que dá para fazer também com o integral, mas não é para fazer. Refogar o arroz integral vai fazer com que além de demorar muito mais para cozinhar, ele não cozinhe bem e fique com o aspecto estranho.

3. Sempre lembre de deixar o arroz de molho na noite anterior

A regra é clara para todo e qualquer tipo de grão. Sempre deixe de molho na noite anterior até o momento que você vai começar a preparar. Não tem limite certo de tempo de molho mais doze horas é mais que o suficiente.

Só para acabar com a sua curiosidade que a gente sabe que você deve está nesse momento, os grãos são deixados de molho, para fazer com que suas vitaminas e minerais sejam absorvidos pelo organismo de forma mais rápido.

Essa SALADA TROPICAL é o melhor incremento para seu almoço

4. Atenção no tempo de cozimento

Você já deve imaginar que o tempo de cozimento do arroz integral é bem diferente do que o do arroz branco, não é mesmo? Isso acontece porque o integral tem uma espécie de película que o branco não tem. E esse é um outro motivo de ter que deixar de molho no dia anterior, para que fique mais fácil de cozinhar e faça isso de forma mais rápida.

O tempo de cozimento do arroz integral, se deixado de molho, é de aproximadamente vinte minutos. Fique atento ao volume da água, assim que secar, já está pronto. Não passa do tempo para que o seu arroz não fique melo demais. Caso você esqueça de deixar de molho esse tempo pode dobrar

5. O arroz sempre é adicionado por último

A gente já te falou isso no modo de preparo da receita, mas vale lembrar. Sempre adicione o arroz integral por último. Depois que tiver acrescentado a água fervente ao alho e a cebola refogados, daí você coloca o arroz. Não refogue o arroz integral, lembre-se disso.

Viu a simplicidade do preparo do arroz integral? Não é nenhum bicho de sete cabeças que você com certeza estava imaginando que seria. Fique atento às dicas que te mostramos para sempre acertar o ponto e poder se deliciar sempre com o melhor arroz e extremamente saboroso.

Agora que você sabe que é muito fácil e decidiu que já vai preparar amanhã, não se esqueça de deixar de molho, está bem? Essa é uma etapa muito importante dessa receita.

Como forma de incrementar, ouse adicionar alguns legumes grelhados, passas ou oleaginosas que com certeza vai ficar mais saboroso ainda. Agora é hora de colocar a mão na massa e deixar tudo pronto para amanhã. Bom apetite!

 

 

Juliane Moreira
Escrito por

Juliane Moreira