Médicos recomendam: faça ISTO duas vezes por dia durante 20 minutos. Sua saúde vai mudar!
Atualmente, tomar remédios para todos os tipos de dores é muito comum.
A maioria das pessoas nem cogita a possibilidade de tratar ou prevenir doenças de outra maneira que não seja através de medicamentos.
Apesar disso, existem formas alternativas para melhorar o sistema imunológico, e a meditação é uma delas.
Praticada por pessoas de todas as religiões e culturas do mundo, a meditação treina a mente para atingir um estado elevado de consciência, e ajuda a reduzir os níveis de estresse.
Neste pequeno guia falamos sobre 9 benefícios que você pode ter ao meditar regularmente.
Está aí um ótimo incentivo para você começar. 😉
1. Você fica menos estressado
Quando você fica ansioso, seus batimentos cardíacos sobem rapidamente. Além disso, seu corpo libera cortisol, o hormônio causador do estresse.
Seus músculos também se contraem, mesmo que você não perceba. Como resultado, funções vitais como a imunidade e a digestão são afetadas.
Por outro lado, ao meditar você faz com que o corpo se sinta renovado.
Os músculos relaxam e os batimentos cardíacos normalizam, permitindo uma circulação sanguínea equilibrada.
2. Sua pressão sanguínea diminui
Durante a meditação, o corpo fica tão quieto e relaxado que naturalmente consome menos oxigênio. Seu coração bate mais devagar, equilibrando a pressão arterial.
De acordo com um estudo realizado na Harvard Medical School, o corpo em estado meditativo também se torna menos sensível aos hormônios do estresse.
Aliás, os sintomas são os mesmos de pacientes que recebem medicação para reduzir a pressão arterial.
3. Seu sistema imunológico fica mais forte
Pesquisas também mostraram que a meditação ajuda a aumentar os anticorpos, que são utilizados pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar bactérias e vírus.
E tem mais: um estudo realizado pela Ohio State University apontou que a meditação reduz o risco de recorrência do câncer de mama. Incrível, não é mesmo?
Exercícios de meditação também podem aumentar as células assassinas naturais e ajudar a produzir uma maior resistência aos tumores e vírus.
4. Meditar regula o nível de açúcar no sangue
Ao reduzir o estresse e a pressão arterial, a meditação contribui para a queda da produção de neuro-hormônios de estresse-responsivo.
Em outras palavras, isso ajuda o corpo a equilibrar os níveis de glicose e insulina, ajustando os níveis de açúcar no sangue.
5. Sua memória fica aguçada
Um estudo realizado no Massachusetts General Hospital mostrou que a meditação aumenta a espessura do córtex cerebral. Isto acontece porque, durante a prática, os vasos sanguíneos aumentam de tamanho e mais sangue flui para o cérebro.
O espessamento do córtex permite melhorar funções mentais como a concentração, a aprendizagem e a memória, de acordo com o estudo.
6. Você corre menos risco de ter problemas cardíacos
Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Medicina Americano da Mente e do Corpo, em Boston, ajudou a concluir que a meditação desacelera a atividade cerebral e cria um mecanismo holístico antiestresse no corpo.
A diminuição da atividade do cérebro permite que o corpo se regenere e se reenergize.
Como consequência, seu corpo combate mais facilmente problemas relacionados ao estresse, incluindo doenças cardíacas, uma série de alergias e até mesmo a insônia.
7. Você adquire equilíbrio emocional
O equilíbrio emocional é algo difícil de alcançar para qualquer pessoa.
É normal ter momentos em que você se sente extremamente feliz, e outros em que você se sente um pouco para baixo ou deprimido. No entanto, foi comprovado que a meditação ajuda com neuroses e estados emocionais extremos.
Quando você se concentra na criação de um estado de espírito, suas emoções ficam menos propensas a desequilíbrios.
E isso vale mesmo depois que a meditação já terminou e você está em estado consciente.
8. Meditar alivia problemas de estômago e intestino
Estudos têm demonstrado que a prática da mediação consciente está ligada à redução dos sintomas da síndrome do intestino irritável (IBS).
Da mesma forma que a meditação alivia os sintomas de ansiedade e sofrimento psicológico, pode ajudar a aliviar os sintomas de inchaço, diarreia e constipação.
Os pesquisadores ainda não compreenderam 100% como a meditação tecnicamente funciona para aliviar o intestino irritável, mas já sabem que a redução do estresse contribui para isso.
9. Você fica mais calmo e paciente
Um dos grandes objetivos da meditação é não deixar que pensamentos ruins e julgamentos ocupem sua mente.
Através da meditação, você entende que é normal que esses pensamentos passem pela sua cabeça. Mas ao invés de se fixar neles, você simplesmente os deixa ir embora.
De acordo com o US News Saúde, estar ciente do que você está pensando e experimentando e, em seguida, aceitar esses pensamentos sem julgar, tem um efeito extremamente calmante.
Fonte: littlethings.com.
Bacana, hein!
Agora eu tenho um desafio para você: o que acha de começar a meditar hoje mesmo? Estou falando sério. Que tal começar AGORA?
Para te ajudar, o Awebic foi atrás e investigou o que os maiores mestres ensinam e o que a ciência diz sobre meditar diariamente.
Resumimos tudo no que chamamos Segredos da Meditação — leia, você irá gostar.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.