Você toma decisões todos os dias e fará isso por toda a sua vida.
Isso não significa, é claro, que precisa ser algo sofrido e cheio de arrependimentos.
Nem tudo é tão simples, o mundo é cheio de incertezas e muitas são as ações que vão levar até o resultado que você deseja.
Felizmente, você pode tomar decisões mais conscientes para aproveitar melhor o tempo.
Pense em todas as suas prioridades, lista de tarefas e sonhos: bate algum medo de conseguir dar conta de tudo? Aí está o motivo para compreender qual o melhor caminho para você.
Veja por onde começar:
1. Considere as consequências da sua escolha no longo prazo
Se você pensa apenas no momento presente ao tomar decisões, perde de vista os efeitos de suas escolhas no longo prazo.
Basta lembrar da sua promessa de desligar o despertador no primeiro toque para resolver aquele problema de não ter tempo para se preparar com calma de manhã.
Imaginar as consequências que você terá no futuro é uma boa estratégia para tomar decisões mais conscientes.
2. Não pense apenas nos resultados: concentre-se na qualidade do processo
Para Valentina Ferretti, membro da “Ciência da Decisão” na London School of Economics and Political Science, esse é uma das três armadilhas que as pessoas precisam se conscientizar.
Ela explicou ao The Guardian que em um mundo de incertezas, tudo o que você pode controlar é o processo. E, ao fazer isso,é mais provável que você alcance bons resultados.
Pensar na qualidade do processo é o mesmo que empreender ações significativas, praticar mais e mudar estratégicas quando necessário.
3. Considere o problema de diferentes perspectivas
A segunda armadilha que Valentina aponta é o enquadramento restrito que as pessoas fazem da realidade.
Todos nós tendemos a simplificar e interpretar a realidade com base em nossa experiência, treinamento profissional e valores pessoais. Cada um de nós traz perspectivas únicas para um problema.”
“Mas existe o risco de adotar uma definição restrita do problema e negligenciar algumas características importantes.”
Ela também observa a importância de estar ciente de sua zona de conforto, já que às vezes, uma decisão que exige uma estratégia mais complexa acaba trocada por uma ação familiar.
E o mesmo raciocínio faz com o que problema é resolvido de forma errada.
4. Certifique-se de que você sabe quais são todos os seus objetivos
Sobre essa terceira armadilha, Valentina afirma que muitas vezes geramos cerca de metade de nossos objetivos que só mais tarde reconheceremos como relevantes para tomar decisões.
Nesse sentido, conhecer os seus objetivos permite que você identifique os elementos positivos e negativos de uma decisão e evite ou minimize ações e seus efeitos.
5. Entenda primeiro as suas emoções
É importante tomar decisões depois que você analisou as suas emoções.
Isso porque os seus sentimentos, relacionamentos com outras pessoas e influências externas tem impacto na forma como você conduz as coisas.
É o que diz Francesca Gino, professora de psicologia na Universidade Harvard, ao The New York Times.
Ela apresenta uma sugestão:
“Avalie a sua temperatura emocional. Tente ser mais consciente de onde suas emoções estão vindo e como. Mesmo que aparentemente irrelevantes, elas podem estar atrapalhando a sua decisão.”
6. Mantenha-se fiel aos seus valores
Tomar decisões com base nos seus valores é o que mantém o seu foco no que é mais importante. Você analisa o processo e o resultado de forma mais racional e tem clareza em cada ação que empreende.
Dificuldade em dizer não para pessoas e circunstâncias que entram em conflito com o que acredita não é uma opção.
O respeito aos seus valores determinará o tanto de energia que irá direcionar e se estará feliz no processo.
7. Certifique-se de que é verdadeiramente o que você quer
É importante que você sinta satisfação e realização com a sua escolha. Tomar uma decisão com base ao que verdadeiramente deseja evita muita frustração pela frente.
Você vai dedicar tempo e esforço para alcançar um objetivo e realizar uma tarefa, então que seja algo que deixe você feliz.
Se surgirem desafios, se sentir motivado para continuar e manter o foco são mecanismos de ação que impulsiona a sua consistência.
8. Tome decisões que não afetem a sua integridade física e mental
O sacrifício da saúde é um erro.
Você se lembra do processo de qualidade? Cuidar da sua integridade física e mental faz parte disso.
Ao comprometer esse aspecto tão importante, cai o seu rendimento, a motivação se esvai e as suas prioridades ficam de lado. Sem contar a produtividade.
É por isso que muitas pessoas estão estressadas, sobrecarregadas, perdidas na rotina e não conseguem aproveitar melhor o tempo.
9. Pese os prós e os contras
É um dos melhores conselhos que alguém poderia dar a você.
Faça do jeito que preferir, como desenhar uma linha no centro de uma folha e separar os prós e os contras de tomar aquela decisão.
Essa visualização é uma boa maneira de ver o que mais se sobressai antes de dar o próximo passo: os prós ou os contras?
Leve o tempo que precisar, ainda mais se você pretende fazer grandes mudanças. Pense com profundidade sobre o assunto, identifique alternativas possíveis e então fique bem com a sua escolha.
10. Equilibre o emocional e a lógica
Esse equilíbrio para tomar decisões permite que você aja com mais eficiência.
Por exemplo, se é importante passar mais tempo com a família, faça uma avaliação de como fazer isso de forma lógica.
Quais movimentações você terá que realizar ou qualquer outro fator lógico para alcançar o valor que você deseja? Falamos do processo e do tempo que você dedicará para esse objetivo.
Sempre existirá uma emoção envolvida, no entanto, a lógica abre a sua mente para possibilidades e consequências concretas. Você se prepara melhor para o que está por vir.
—
Como você pode ver, tomar decisões com esses aspectos em jogo abre mais caminhos, garante mais certezas, abre mais portas e oportunidades e afasta ou minimiza problemas.
E o principal: não sacrifique a sua paz interior no percurso escolhido.
Você não precisa fazer sacrifícios para aproveitar melhor o tempo. Pode fazer boas escolhas em vez disso, não é mesmo? Comente!
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Imagens: Freepik
Compartilhe com os seus amigos e ajude-os a tomarem boas decisões!
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.