O mundo do empreendedorismo sempre foi um território bastante masculino. Dentre as 500 empresas mais bem cotadas em 2015 nos Estados unidos, apenas 14% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres.
Apenas 4% dos CEO’s eram do sexo feminino.
Frequentemente, mulheres que fizeram história com seu espírito empreendedor tiveram seus nomes apagados, com os créditos de seu sucesso indo para algum homem de suas famílias ou que participou de algum projeto com elas.
Isso precisa mudar!
E para ajudar, listamos aqui 7 mulheres que se destacaram pelo empreendedorismo, pela ousadia e pela coragem de levarem adiante seus projetos.
Suas histórias servem para inspirar outras mulheres a não desistirem e a fazerem a diferença no mundo dos negócios!
1. Sara Blakely
Tentar erguer uma empresa de lingerie não foi nada fácil para ela. Sara levou vários nãos até se tornar a dona de uma das maiores empresas do setor de lingerie e roupas esportivas para mulheres dos EUA.
Seu império a tornou uma das mulheres bilionárias de seu país, provando que produtos específicos para mulheres, criados por uma mulher, tem seu total valor.
2. Diane von Fürstenburg
Ela simplesmente revolucionou a indústria da moda criando um modelo de vestido simples e sofisticado, perfeito para mulheres que precisavam de roupas práticas e elegantes.
O Wrap Dress, ou vestido envelope, veio na contramão de uma moda que enchia as roupas das mulheres de zíperes, botões e acessórios complicados. Além de simples, é democrático, servindo a mulheres de diferentes corpos e estilos.
Amarrou, tá pronto! Essa é a ideia do vestido envelope.
3. Madam C.J. Walker
Filha de escravos libertos, Sarah Breedlove mudou seu nome para Madam C. J. Walker e criou um verdadeiro império de produtos para cabelo no século XIX. Foi a primeira mulher em seu país a ficar milionária com um negócio próprio. Seus produtos tinham a marca da sofisticação e marcaram uma era.
4. Lizzie Magie
Não há uma imagem de Lizzie, mas seu nome está lá: em 1935, ela patenteou um jogo chamado inicialmente de O Jogo do Senhorio, que mais tarde foi vendido para os Irmãos Parker, e deu origem a nada mais, nada menos que o Monopoly, o famoso Jogo Imobiliário.
Só recentemente seu papel na criação de um dos jogos mais famosos do mundo foi revelado. Curiosamente, foi sua paixão por economia e seu desejo de tornar a sociedade mais justa para trabalhadores e mulheres que a levou a criar o conceito do jogo.
5. Ayah Bdeir
Ela é criadora do LittleBits, um sistema de módulos eletrônicos que se unem através de ímãs.
Quase como um Lego de eletrônicos, mas magnético. Ela é uma apoiadora apaixonada do Movimento do Hardware Aberto, uma iniciativa que pretente levar conhecimento da área a qualquer um que queira aprender.
A página de sua empresa no Facebook conta com mais de 65 mil seguidores. Muito bem, Ayah!
6. Nely Galan
Galan sempre trabalhou com televisão, e durante anos lutou para manter-se na área. Foi consultora, dirigiu um canal de TV e chegou a criar sua própria produtora. Finalmente, quando foi eleita presidente da Telemundo, tornou-se a primeira mulher latina a comandar uma rede televisiva.
Ela também mantém uma ONG, a Adelante Movement, destinada a empoderar mulheres latinas de todas as maneiras possíveis!
7. Robin Chase
Robin é a criadora da Zipcar, uma empresa que mudou o conceito de transporte, pretendendo promover o uso racional e consciente dos meios de transporte. Um mundo com menos carros, menos poluição, baseado em economia compartilhada.
Fonte: upworthy.com.
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
A voz destas mulheres levanta-se através da história, para inspirar, empoderar e mostrar a força das mulheres quando se trata de criar soluções para as necessidades do mundo.
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.