Pouquíssimas pessoas podem dizer que já foram ao espaço. Entre elas, está a astronauta Nicole Aunapu Mann, a primeira mulher indígena a conseguir esse feito. Ela foi lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e chegou à Estação Espacial Internacional (ISS).
“Sinto-me muito orgulhosa. É importante que celebremos nossa diversidade e realmente comuniquemos isso especificamente para a geração mais jovem”, comemorou Nicole, que faz parte da comunidade de origem nativa norte-americana Wailacki, segundo a revista Galileu. Antes dela, apenas um outro indígena tinha chegado ao espaço: John Herrington, em 2002.
Junto com ela, estavam outros três astronautas na missão Crew-5 da Nasa. Líder da missão, Nicole precisou treinar por quase uma década. Afinal, uma tarefa tão complexa exige muito estudo e treinamento.
Te interessa?
Ela se formou em Engenharia Mecânica na Academia Naval dos Estados Unidos, fez mestrado e, em 2013, foi selecionada para se tornar membro de um novo grupo de astronautas da Nasa. A concorrência era enorme – 6 mil candidatos para oito vagas.
O treinamento foi bem completo, incluindo caminhadas espaciais, robótica, treino fisiológico, de voo, de sobrevivência e até mesmo russo. Com certeza, não deve ter sido fácil, mas Nicole seguiu em frente com a sua dedicação e hoje pode celebrar essa conquista.
Amuleto indígena
A astronauta leva consigo um filtro de sonhos, amuleto indígena que simboliza unidade e traz proteção. “Isso é sempre, você sabe, um pouco – um pedaço de memória, eu acho – da minha família em casa… Algo que vou manter comigo nos aposentos da minha tripulação enquanto estiver a bordo da estação espacial.”
Ao decolar, a astronauta mandou uma mensagem avisando que tudo tinha corrido bem. “Você tem três novatos que estão muito felizes por estar flutuando no espaço agora e uma astronauta veterana que está muito feliz por estar de volta também”. A veterana a que ele se refere é a russa Anna Kikina, a única da missão que já tinha estado no espaço.
O grupo irá viver na Estação Espacial Internacional por seis meses. Nesse período, vão fazer pesquisas, caminhadas espaciais e treinos para missões a longo prazo em Marte.
Depois que esse prazo acabar, é bem provável que a astronauta volte ao espaço. Ela é uma das candidatas a ir para a Lua e também pode voar na primeira missão de teste tripulada da nave espacial Starliner da Boeing.
Deve ser uma sensação incrível chegar ao espaço e ver um pouquinho de toda a grandiosidade do universo! É algo que você jamais esquece, que fica eternamente gravado em sua memória. Que a missão da Nicole seja muito bem-sucedida e que venham várias outras pela frente!
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Fonte: Galileu
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.