Consiga parar de se preocupar com o futuro e comece a viver sua vida hoje e AGORA
Não sacrifique sua vida preciosa em troca de uma sensação de segurança mais tarde. Entenda porque você deve começar a viver sua vida agora.
“Todo amanhã tem duas alças. Podemos segurá-lo com a alça da ansiedade ou a alça da fé”. – Henry Ward Beecher
Aposentadoria. Uma palavra que enche as pessoas de excitação e medo. Por muito tempo, a meta de vida de muita gente. Incluindo o desespero por ela.
Por um lado, estamos empolgados com as possibilidades que a aposentadoria traz. A possibilidade de viajar, tentar novos hobbies, viver nossas vidas da maneira que queremos.
Por outro lado, nos preocupamos se teremos dinheiro suficiente para sobreviver até aquela era desconhecida na qual morreremos.
E talvez não apenas sobreviver, mas prosperar em nossos últimos anos. São muitas possibilidades e poréns que a vida nos coloca para enfrentar.
Esse medo, essa preocupação sem fim sobre o futuro é o que mantém muitas pessoas presas em carreiras que sugam a alma.
Seguindo o caminho seguro da vida, tentando economizar dinheiro para aquele dia em que eles não estarão mais trabalhando. Sacrificando sua vida preciosa em troca de uma sensação de segurança mais tarde.
Os medos sempre estão presentes
Eu entendo esses medos sobre o futuro e a aposentadoria. Recentemente fiz 49 anos, o que significa que minha aposentadoria está a apenas quinze anos de distância.
Quinze anos podem parecer muito tempo, mas sei que esses anos passarão rapidamente. Para outros, esses anos podem ser ainda menores.
Eu tenho algum dinheiro economizado em contas de aposentadoria e também receberei uma pequena pensão. E espero também receber dinheiro do Seguro Social.
Isso será o suficiente?
- E quanto tempo esse dinheiro durará?
Eu não faço ideia. Meus anos de aposentadoria poderiam ter sido muito diferentes. Três vezes na minha vida eu saí de empregos que me pagaram muito dinheiro e pagaram generosos benefícios de aposentadoria.
Meus amigos que decidiram permanecer nesses empregos provavelmente terão poucas preocupações quando se aposentarem.
Então, sim, desisti de muito dinheiro e de uma aposentadoria segura. Mas também salvei minha alma no processo. Esses trabalhos que eu fugi? Eles estavam me destruindo.
Precisamos falar sobre o AGORA
Eu odiava estar preso em um cubículo. Eu odiava sentar na frente de um computador o dia todo. Eu odiava escrever memorandos sem sentido.
Eu odiava ir a reuniões para falar sobre coisas que eu não me importava. Meu pai passou mais de vinte anos em um trabalho que ele odiava porque não tinha escolha.
Ele tinha que sustentar sua esposa e três filhos. E eu vi em primeira mão como ficar naquele emprego o destruiu. Quantas pessoas se vêem desse mesmo jeito?
E eu prometi há muito tempo não fazer a mim mesmo o que ele fez para si mesmo. Então eu fiz o que foi necessário para sair desses empregos.
E então eu usei algumas das minhas economias e aproveitei o tempo para fazer coisas que as pessoas dizem que farão na aposentadoria:
- Eu viajei ao redor do mundo, visitando mais de trinta países e morando em vários outros.
- Eu fui voluntário com crianças de rua no México e com pacientes com câncer nas Filipinas.
- Eu aprendi espanhol, começando do zero para me tornar quase fluente.
- Eu morei em um centro de ioga na Pensilvânia e um centro de meditação em Wisconsin.
Pensa que parei por aí? Depois comecei meu próprio negócio para que eu pudesse viver a minha vida, em vez de como os outros queriam ou esperavam que eu vivesse.
Na minha opinião, não há nenhuma quantia de dinheiro que faça com que ficar em um emprego que você odeia valha a pena. Pelo menos não para mim. A menos que eu não tenha outra escolha.
A vida é agora, não em algum futuro imaginário
Eu sinceramente não tenho ideia do que o futuro reserva para mim e como será a minha aposentadoria. Eu posso não ter muito dinheiro quando essa hora chegar.
E o dinheiro que tenho para a aposentadoria pode acabar rapidamente. Mas ao longo dos anos aprendi a ser adaptável. Eu aprendi a fazer sem. Eu aprendi a viver de forma simples.
Mais importante, aprendi que as três coisas mais importantes da vida são conexão, comunidade e contribuição.
Essas são coisas que não podem ser compradas com dinheiro. E contanto que eu tenha essas coisas, todo o resto é negociável.
Não é apenas viver, mas prosperar também
Então, o que quer que aconteça no futuro, eu confio em mim e na minha capacidade de me adaptar. Eu sei que vou descobrir alguma coisa.
- Talvez eu me junte ao Corpo da Paz.
- Talvez eu viva em um mosteiro na Tailândia e estude o budismo em profundidade.
- Talvez eu ensine inglês em uma aldeia rural no Peru em troca de hospedagem e alimentação.
Diabos, talvez eu dirija um ônibus escolar até que eu tenha setenta e cinco anos de idade, como meu pai fez (e adorou!) depois que ele finalmente deixou seu emprego sugador de almas.
Uma mensagem que pode mudar todos os seus pensamentos
Se você está em um emprego sugador de almas, e apenas ficando pelo dinheiro, então faça o que for preciso para sair o mais rápido possível.
Não vale a pena desperdiçar sua vida preciosa.
Sim, você precisa de dinheiro para sobreviver. Todos nós precisamos. Mas sempre há opções muito melhores do que sacrificar sua vida por dinheiro.
Então, se você está pronto para parar de se preocupar com o futuro e começar a viver sua vida agora, aqui estão minhas dicas para você:
Aceite e confie que você encontrará uma maneira de fazer as coisas funcionarem no futuro, mesmo que você não tenha certeza de como.
É provável que você seja mais inteligente, engenhoso e adaptável do que imagina. E que você encontrará uma maneira de não apenas sobreviver no futuro, mas também de prosperar.
Você precisa aprender a se encontrar no agora
Foi o que descobri quando comecei a correr mais riscos na minha vida. Por exemplo, eu costumava pensar que não poderia aprender uma língua estrangeira.
Mas uma vez que me coloquei na situação certa (aulas intensivas no México), descobri rapidamente que poderia aprender uma língua estrangeira.
Eu também costumava pensar que não conseguia me adaptar a viver em um país estrangeiro. Minhas primeiras duas tentativas terminaram depois de três meses devido a saudade de casa.
Comece a correr alguns riscos e testar seus limites
Mas minha terceira tentativa foi bem-sucedida e agora moro em Bogotá, Colômbia, há mais de cinco anos. Eu me adaptei a viver aqui mesmo achando que não conseguiria.
Assim como eu, você aprenderá a ser mais engenhoso e adaptável – habilidades que ajudarão você no futuro e lhe darão mais opções na vida.
Encontre um equilíbrio entre o agora e o futuro
Você precisa de dinheiro para o futuro e para a aposentadoria. Mas você também precisa viver no agora. Tenha a meta de encontrar um equilíbrio entre esses dois desejos concorrentes.
Faça tudo o que puder para viver sua vida enquanto se prepara para o futuro. Não espere para ser feliz. Seja agora.
Por exemplo, quando saio para comer com meus amigos, eles geralmente pedem um copo de vinho, um aperitivo, um prato principal e uma sobremesa, gastando US$ 50 por pessoa.
Eu, por outro lado, peço apenas um prato principal e bebo água, gastando $10-15 dólares. Para tudo se tem uma solução viável que te ajuda.
Eu ainda posso desfrutar de uma boa refeição e da companhia dos meus amigos (vivendo agora), gastando muito menos dinheiro (me preparando para o futuro).
Desista da ideia de que a vida tem que parecer de um jeito em particular.
Muitas pessoas seguem o caminho seguro da vida porque é o que elas veem todo mundo fazendo. Mas não há razão para que sua vida tenha a aparência de todos os outros.
É possível ser feliz no hoje e no amanhã
Aos quarenta anos, a maioria dos meus amigos e familiares se acomodaram, compraram casas, fundaram famílias e trabalharam nos mesmos empregos por anos.
Por outro lado, quando eu tinha quarenta e poucos anos, larguei meu emprego, vendi todas as minhas posses e andei de mochila pela América Latina e Europa Oriental.
Não é o que a maioria das pessoas faz aos quarenta anos, mas era o que eu queria fazer. E você? O que quer fazer?
Da mesma forma, tenho certeza de que minha aposentadoria será muito diferente da dos meus amigos e familiares.
Mas minha vida não está vinculada ao que outras pessoas fazem e nem a sua. Viva a vida que você quiser, a vida que ressoa com seu coração – tanto agora como no futuro!
Aceite que o futuro é irreconhecível
Nenhum de nós sabe o que o futuro reserva. E não importa o quanto você planeje para o futuro, seu futuro provavelmente será muito diferente do esperado.
Eu sei que o meu foi – por exemplo, nunca esperei estar morando em Bogotá, na Colômbia, nem esperava ter meu próprio negócio.
Não há nada de errado em planejar o futuro, mas no final você não pode controlá-lo. Por isso, sugiro que você abrace o desconhecido, siga o fluxo e veja o que se desenrola em sua vida.
No final, você só tem uma chance na vida
Você pode esperar pelo futuro, esperar sua aposentadoria para finalmente começar a viver a vida que você quer.
Ou você pode começar a tomar atitudes para fazer isso agora e deixar o futuro cuidar de si mesmo quando chegar. A escolha é sua.
—
Este artigo é uma tradução do Awebic do texto originalmente publicado em Tiny Buddha, escrito por Ed Herzog.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.