Videogame para cães? Sim, é o que uma empresa está desenvolvendo; vem entender
A startup Joipaw está desenvolvendo um videogame que ajuda a identificar problemas cognitivos nos cães. Os cachorros também precisam de cuidados com a saúde mental.
O mercado pet é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. Hoje em dia, existe praticamente tudo para pet – até mesmo um videogame para cães está sendo desenvolvido por uma startup britânica chamada Joipaw. Já imaginou o seu cachorro jogando Fifa na TV da sala?
Brincadeiras à parte, o videogame tem um propósito muito interessante e relevante: ele está sendo desenvolvido não apenas como meio de entretenimento, mas também para ajudar na saúde dos cães. É que os jogos e desafios serão capazes de identificar problemas cognitivos nos animais, como amnesia, delírio, demência, ansiedade, fobias, entre outros.
O videogame irá oferecer atividades que o cão poderá fazer em uma tela sensível ao toque, como muitos dos aparelhos eletrônicos que nós, humanos, usamos. Em um dos jogos, eles precisam caçar toupeiras que saem de buracos. Quando o cão alcança o objetivo, o game fornece uma recompensa.
Além da tela sensível ao toque, o kit do videogame também inclui uma coleira especial que analisa vários aspectos da saúde do animal, como repouso e a quantidade de passos. Algo parecido com aqueles relógios muito usados por aí, os smartwatches.
Um vídeo postado no canal do YouTube do Joipaw mostra cães jogando o videogame. O primeiro desafio é justamente o de acertar as toupeiras que saem do buraco. Como brinde, um delicioso petisco!
Teve até um usuário que achou a ideia tão legal que perguntou se a empresa estaria desenvolvendo um jogo desses para gatos. A resposta deles foi bem-humorada. “Ainda não, mas adoraríamos fazer no futuro. O único problema é que os gatos, geralmente, não ligam para o que nós fazemos.”
Saúde mental canina
Muita gente pode até não saber, mas o cuidado com a saúde mental é essencial para os cães. Sim, cachorros também sofrem de distúrbios e podem até ter depressão. Essas condições impactam diretamente na qualidade de vida dos bichinhos.
Há casos em que cachorros depressivos deixam de se alimentar e começam a perder peso. A apatia também aparece, com o animalzinho perdendo interesse em brincadeiras, passeios e atividades físicas que antes gostava. Ele fica indiferente até mesmo ao toque e ao carinho dos humanos.
Alterações bruscas no dia a dia da vida do pet podem provocar a depressão. Exemplo: o falecimento de um tutor ou de outro animal com quem convivia e a mudança de ambiente.
Percebendo algum sinal suspeito, leve o seu cão para o veterinário. O profissional é capaz de fazer o diagnóstico e dar as instruções corretas de como proceder.
E, ah, o videogame da Joipaw ainda não está disponível para compra. Mas, quando estiver, será um importante aliado na saúde mental dos nossos grandes companheiros de quatro patas!
Fonte: Canal do Pet
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.
Jornalista apaixonado por contar histórias. Paranaense radicado em São Paulo. Louco por viagens e experiências novas.