Você se sente extremamente desconfortável com o mundo lá fora? Grandes multidões, conversas em excesso, cheiros fortes ou pessoas em geral dão nos seus nervos?
Ou talvez você se sinta sobrecarregado com as tarefas do dia a dia e não saiba como lidar com isso? Intensifica ainda mais quando isso ocorre fora e dentro de casa.
Se alguma dessas coisas lhe pareceu familiar, provavelmente você é uma pessoa altamente sensível.
Te interessa?
De acordo com a Dra. Elaine Aron, 20% da população são de Pessoas Altamente Sensíveis (PAS). Ou seja, uma a cada cinco pessoas tem essa característica.
É como ter sardas ou olhos castanhos:
Algo com o qual você nasce sem escolher.
Pessoas Altamente Sensíveis tem o sistema nervoso em um ajuste fino, o que significa que sentem as coisas:
- De maneira mais intensa (para o bem e para o mal!);
- Se magoam mais facilmente;
- Conseguem “ler” e sentir a energia das pessoas;
- Além de antecipar algo antes que aconteça.
E como lidar com tudo isso? Como conseguir sobreviver no meio de tantas coisas que te deixam sempre no seu limite? Como conseguir?
Sabemos que em dados momentos as coisas podem até parecer mais complicadas do que já são. Mas, vamos lá.
Em duas palavras: cuidado próprio
Criar uma rotina que possa desenvolver o autocuidado é uma coisa que precisa ser indispensável. Como qualquer outra coisa, é preciso começar pequeno.
Vamos te mostrar umas dicas que são excelentes para te fazer desenvolver esse amor-próprio. Felicidade é uma coisa que queremos em 100% para você, leia!
1. Grounding (contato com o solo)
Grounding, ou contato com o solo é uma prática simples que não toma muito tempo. Consiste em conectar seu corpo à Terra da maneira que achar melhor.
Deitando no chão ou em um gramado, por exemplo. Se você for uma pessoa que tem o hábito da leitura, ler um livro nesse contato pode ser ótimo.
Outras maneiras de fazer isso incluem andar descalço na grama, andar em meio à natureza, ou flutuar na água.
2. Escovação a seco
Fazer escovação a seco não apenas remove as células mortas como permite a você desentoxicar suas células e órgãos internos.
Use uma escova de cerdas naturais com um cabo comprido, e comece pelos pés escovando em movimentos circulares, subindo por todo o corpo até chegar ao rosto.
A chave é escovar de baixo para cima para fazer o sangue fresco circular pelo coração. (É também o lugar onde seu sistema linfático é drenado).
A escovação a seco faz com que você se sinta revigorado e energizado ao longo do dia, o que pode ajudar especialmente as PAS’s que se sentem sobrecarregadas.
3. Mantenha um diário
A maioria das pessoas altamente sensíveis é instrospectiva, o que significa que às vezes os pensamentos ficam presos, sem ter para onde ir.
Depois de um dia estressante, escrever em um caderno realmente ajuda porque ao ir para o papel, os pensamentos e sentimentos passam a fazer sentido.
Não sabe o que escrever?
Simplesmente pegue papel e caneta e escreva sobre como se sente. Veja o que acontece a partir daí!
Se quiser se inspirar ainda mais, temos um artigo que faz muito sucesso entre os nossos leitores que ensinam como aderir esse hábito.
Clique aqui e aceite cultivar uma escrita de forma construtiva para desenvolver esse autocuidado. Você vai amar!
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
4. Sais de banho
Depois de um dia longo, um mergulho em um banho com sais promove relaxamento instantâneo. Se você tem uma banheira, tudo o que precisa é de um vidrinho de sais.
Este tipo de banho de imersão tem inúmeros benefícios, incluindo ter um tempo para você, dar uma pausa do que quer que seu dia tenha sido, e permite que seu corpo colha os os benefícios restauradores de um banho longo e quente.
Gostou da dica? Lei também sobre algumas terapias que são sucesso entre pessoas que já gostam de ter esse autocuidado:
- Cristaloterapia: aprenda a reter energias positivas dos cristais
- Como usar a aromaterapia para controlar os sintomas de ansiedade?
- A cromoterapia pode ser realmente eficiente em seus tratamentos?
O que você achou? Siga @awebic no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
5. Yoga
Yoga é naturalmente relaxante e libera as energias. Quando se trata de pessoas altamente sensíveis, dois tipos de Yoga são recomendados:
- Yoka Kundalini, que abre seus canais de energia (os chakras) para um maior bem-estar espiritual;
- Yoga Restauradora, que alonga intensamente os músculos, as fáscias musculares e e os tecidos conjuntivos em seu corpo.
Cada sessão é realizada em 3 a 5 minutos, o que não só permite obter os benefícios do alongamento, mas também auxilia na liberação de emoções ou energia armazenada nos músculos.
Praticar qualquer uma destas modalidades antes de dormir melhora a qualidade do sono e acalma os pensamentos.
6. Massagem ou Acupuntura
Tanto as massagens como a acupuntura liberam as toxinas de seu organismo, promovendo um caminho mais fácil para o relaxamento.
Massagem é ótima porque une o toque ao relaxamento geral. Nem pense que é luxo ou só um momento para “se distrair”. Chegou a hora de desmistificar isso!
A acupuntura é benéfica porque as agulhas fazem o sistema nervoso enviar serotonina ao seu cérebro – e o relaxamento é imediato!
Sendo ou não uma Pessoa Altamente Sensível, estas técnicas de cuidado próprio praticadas regularmente permitirão que você tenha uma melhor qualidade de vida como um todo!
Analista de SEO e editora do Awebic e Receitinhas. Escrevendo desde sempre, formada em jornalismo, fotógrafa por hobby, dando as caras na centraldoleitor.com, apaixonada por gatos, café e Harry Potter; Amandinha é leitora fissurada e estudante ininterrupta antes de qualquer coisa.